lora4uprobes-banner.jpg
LORA4UPROBES | LONG RANGE COMMUNICATION FOR
UNDERGROUND SENSING PROBES

A escassez de recursos hídricos é um desafio para a população mundial, tal como demonstram os dados da FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations), que indicam que o consumo de água cresceu a uma taxa de quase o dobro da taxa de crescimento da população. Os estudos indicam também que a produção agrícola - consumidora de 70% dos recursos de água doce – terá que aumentar até 2050 em 60% de forma a garantir a alimentação de uma população mundial em crescimento.

Se considerarmos a utilização da água no contexto de espaços verdes urbanos - fundamentais para o bem-estar dos cidadãos e para o desenvolvimento sustentável das cidades – o cenário ainda se agrava mais. Com vista a atingir as metas da OMS de 9m2 de áreas verdes por pessoa, o aumento deste tipo de espaços é expectável, e consequentemente o gasto de água nos mesmos. Neste contexto, é fundamental fazer uma gestão cuidada dos recursos hídricos gastos na irrigação, ainda mais quando a mesma é por vezes feita com água potável.

O projeto Long Range Communication for Underground Sensing Probes (LoRa4UProbes) visa contribuir no âmbito da utilização sustentável da água, desenvolvendo uma nova solução de monitorização do solo alinhada com o conceito de Internet das Coisas (Internet of Things – IoT), e que possa ser integrada em qualquer instalação de agricultura de precisão. O LoRa4UProbes diferencia-se no mercado de monitorização do solo em ambientes agrícolas e de espaços públicos, apresentando-se como uma solução de comunicação de longo alcance, que suporta cenários de instalação no subsolo, e que é modular ao ponto de ser agnóstico em relação aos módulos de sensorização suportados.

Resultado de uma iniciativa da Fraunhofer em parceria com a Aquagri, o projeto LoRa4UProbes pretende criar o know-how que evidencie o valor acrescentado deste tipo de dispositivos e componentes – mais durabilidade e eficiência na comunicação – revelando também a sua aplicabilidade em diferentes contextos de irrigação.

Parceiros:

Aquagri IIM - International Irrigation Management Lda.; Associação Fraunhofer Portugal Research

Consultar a Ficha do Projeto

Portuguese | English